Imprimir



O digital tem vindo a assumir uma importância crucial, sobretudo no seguimento da recomendação do Parlamento e do Conselho Europeu de 18 de dezembro de 2006 sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, o qual identifica a “Competência Digital” como uma das oito essenciais para qualquer cidadão face às exigências da sociedade de informação em que vivemos.

O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas. Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais.

O Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) que elaboramos é um instrumento estratégico que reúne informações sobre os meios tecnológicos existentes, o grau de competências digitais da comunidade educativa e identifica uma visão e ações estratégicas, orientadas para uma melhor gestão e aproveitamento dos recursos tecnológicos. Trata-se de um documento aberto, em atualização quando necessário.

 

CAPACITAÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS - ERTE, DGE

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel

PADDE - Atualização Setembro de 2022

 PADDE - 2023/2024

2.º RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO DO PADDE

3.º RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO DO PADDE

4º RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO DO PADDE

 

Webinar "Práticas inovadoras com o digital" | Minho

Decorreu no passado dia 5 de junho mais um webinar da iniciativa da DGE com o objetivo de partilhar Práticas inovadoras com o digital.

Para todos os que não tiveram oportunidade de assistir em direto deixamos o link para que percam a oportunidade de assistir a esta partilha.

https://www.youtube.com/live/PBAnJ6yvdwk?feature=share

Encontros Online: Partilha de Experiências Pedagógicas com o Digital

Com este ebook pretende-se evidenciar o trabalho colaborativo desenvolvido pelos Embaixadores Digitais (ED) Elisa Saraiva (ED do CFAE de Vila Nova de Famalicão), Isabel Lezón (ED do CFAE do Alto Cávado), Mário Lima (ED do CFAE da Póvoa de Varzim e Vila do Conde) e Paulo Correia (ED do CFAE de Barcelos e Esposende) no âmbito da Capacitação Digital das Escolas, sendo o produto mais visível da iniciativa conjunta Encontros online: partilha de experiências pedagógicas com o digital de professores para professores.
 
Este ebook é dedicado a todos os professores que se disponibilizaram para partilhar generosamente as suas experiências e práticas pedagógicas com o digital, no contexto da realização dos encontros online, bem como a todos aqueles que contribuíram para a concretização destes eventos com a sua presença.
 

----

ACADEMIA DIGITAL PARA PAIS

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. Esta terceira edição do Programa, alarga agora o seu espetro de ação, em termos formativos, com o lançamento do Curso - Consumidor Digital, pretendendo sensibilizar os cidadãos para a importância de atitudes críticas e conscientes, de modo a adotarem comportamentos que favoreçam a poupança de energia e um consumo adequado de recursos naturais.

GRAVAÇÃO DA SESSÂO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO

SE ESTIVER INTERESSADO PREENCHA O FORMULÁRIO DISPONÍVEL AQUI

 

TUTORIAIS - APOIO À ESCOLA DIGITAL

Os tutoriais visam apoiar a comunidade escolar na utilização dos equipamentos distribuídos. 

Se o problema identificado não consta dos tutoriais disponibilizados contacte a escola sede.

Desbloqueio - Computador (Cuco) - O que fazer se surgir um ecrã azul com mensagem de bloqueio

Configuração incial dos hotspots - ThingsMatrix

Hotspot 4G WIFI móvel - IHA-L816

Instalação do cartão SIM nos Portáteis INSYS (2.º e 3.º ciclos) 

 

 

 

PEDIDOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Se o seu problema não se enquadra nos tutoriais disponibilizados ou se depois de aplicar os tutoriais o problemas persiste, contacte o agrupamento do seu educando.

Poderá fazê-lo através do preenchimento do formulário eletrónico para um primeiro diagnóstico ou entregando o seu equipamento na escola sede.
 

COMUNICAÇÃO DE AVARIA

Preencha o formulário disponibilizado AQUI e aguarde indicações do agrupamento.

PEDIDO DE ASSISTÊNCIA

Imprima e preencha o formulário disponibilizado AQUI e entregue o seu equipamento na escola sede do agrupamento.
Caso não tenha impressora, poderá proceder ao preenchimento na escola sede.
Entregue o seu equipamento completo e devidamente armazenado (mochila ou caixa de origem) acompanhado do documento preenchido.