Plano de Ação Estratégica do AE de Vale do Tamel 22|23
Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, que aprova o Plano 21|23 Escola+ procedeu-se à elaboração/atualização do Plano de Ação Estratégica do Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel. Nele procura-se estabelecer as opções a privilegiar para recuperar as dificuldades no domínio das aprendizagens e desenvolvimento das competências que foram afetadas pelos períodos de confinamento devido à pandemia de Covid-19. Procura-se também acolher as análises e as propostas de todos os grupos disciplinares e dos demais órgãos pedagógicos representados no conselho pedagógico, de forma a dar a melhor resposta aos problemas em causa.
O Plano está estruturado em três eixos, que agregam diferentes domínios de atuação, desenvolvendo-se em ações específicas. Estes eixos identificam medidas educativas, curriculares e organizativas (Eixo1: ensinar e aprender), os meios e recursos para as executar (Eixo 2: apoiar as comunidades educativas) e as iniciativas de monitorização e avaliação de eficácia e eficiência dessas medidas (Eixo 3: conhecer e avaliar).
Plano de Recuperação das Aprendizagens em Matemática (PRAM)
Este plano surge como um esforço dos docentes de matemática do Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel na recuperação dos resultados dos alunos na avaliação interna e externa na disciplina. O plano tem como destinatários os alunos do 2.º e 3.º ciclo, procurando-se a sustentabilidade e melhoria dos seus resultados a nível da avaliação interna confirmados pelos instrumentos de avaliação externa que vierem a realizar. A concretização dos objetivos do plano serão alvo de acompanhamento e monitorização traduzida em relatórios trimestrais e um relatório final baseados nos indicadores definidos em cada atividade
Plano Nacional de Desenvolvimento Social e Comunitário
Os Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário enquadram-se nas medidas de apoio ao acompanhamento dos alunos no regresso às aulas presenciais, visando o acolhimento dos alunos, o reforço das suas aprendizagens, a dinamização de atividades promotoras de bem-estar psicológico, o fomento de competências sociais e a interação com a comunidade.