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EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Educação Inclusiva no AEVT tem por objetivo encontrar respostas pedagógicas diversificadas, assegurando o acesso ao currículo e às aprendizagens a todos e a cada um dos alunos, levando a que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa, com respeito pelas suas potencialidades, expectativas e necessidades. (projeto educativo do AEVT)

 

LEGISLAÇÃO

Lei n.º 116/2019, 13 setembro
Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva  

D.L. nº 54/2018, 6 junho
Estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva

 

RECURSOS ORGANIZACIONAIS

Equipa Multidisciplinar da Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)

Esta equipa potencia o reconhecimento da mais-valia que é a diversidade dos alunos da Escola, atuando ao nível da sensibilização da comunidade educativa para uma educação cada vez mais inclusiva, da mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, dos meios que a Escola dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.
A equipa é constituída por:
  • Um dos docentes que coadjuva o Diretor do Agrupamento de Escolas;
  • Um docente de Educação Especial;
  • O subcoordenador do 1º ciclo;
  • O coordenador dos DT do 2ºciclo;
  • O coordenador dos DT do 3ºciclo e secundário;
  • Psicólogo do Agrupamento.
 

Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)

Estrutura de apoio da escola, agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola, que pretende integrar as respostas educativas tendentes à inclusão em diversas dimensões que concorrem para o mesmo objetivo.
 
 
 
RECURSOS DE APOIO

Para Uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática (2018, DGE)

Orientação e procedimentos sobre Educação Inclusiva no AEVT - Manual de Apoio no AEVT

Webinares da DGE
 - Educação Inclusiva
 - Diferenciar para aprender na sala de aula
 - Diferenciação pedagógica
 
Português Língua Não Materna (PLNM)

Desenvolvimento Vocacional


Saúde:
- Saúde mental, sucesso escolar e bem-estar https://escolasaudavelmente.pt/
- Biblioteca de Literacia em Saúde - https://biblioteca.sns.gov.pt/
Escola sem Bullying e sem violência
Igualdade de género
Igualdade parental
Perturbação do Défice de Atenção e Hiperatividade
Perturbação do desenvolvimento da linguagem (PDL) - Ensino da leitura e da escrita baseado em evidências

 
 
 

Centros de recursos de tecnologias de informação e comunicação para a educação especial (CRTIC) 

Os CRTIC constituem a rede nacional de prescritores de produtos de apoio do Ministério da Educação, sendo responsáveis por avaliar as necessidades dos alunos, a pedido das escolas, para efeitos da atribuição de produtos de apoio de acesso ao currículo.
 
 
 

RECURSOS HUMANOS ESPECÍFICOS

Docentes de Educação Especial

Técnicos especializados

Assistentes operacionais

 

RECURSOS ESPECÍFICOS EXISTENTES NA COMUNIDADE

Equipas Locais de Intervenção precoce (ELI 6 e ELI7)

Equipa de saúde escolar

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)

Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)

Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão (APACI)

Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC)

Autarquia